Contando com décadas de experiência no campo, a Tropical Food Machinery é uma empresa líder no setor das máquinas para o processamento da fruta. Fundada em finais dos anos ‘70 por um pioneiro empresário italiano, a empresa conta atualmente com uma filial operativa no estado brasileiro de Minas Gerais, estabelecimentos de processamento de duas frutas situados no norte do país, bem como escritórios de ligação em toda a Ásia-Pacífico e regiões da África Ocidental, Índica e Costa Rica.
Graças à experiência adquirida ao longo dos anos, a Tropical Food Machinery projeta e fabrica linhas completas para o processamento industrial de fruta tropical e de climas temperados, para a produção de sumos naturais, polpa, concentrados, molhos e geleias mediante as tecnologias mais na vanguarda.
Todas as linhas são projetadas internamente e depois projetadas e testadas antes de cada entrega. Tal permite que a empresa, cuja filosofia gira em torno de conceitos de flexibilidade e versatilidade, garantir produtos finais em conformidade com as mais rigorosas normas de qualidade internacionais, além de identificar a solução mais adequada para satisfazer as necessidades de cada um dos clientes. A Tropical Food Machinery possui um serviço completo de assistência pós-venda capaz de fornecer peças de reposição e assistência técnica com prontidão em caso de necessidade.
Algumas destas linhas são particularmente adequadas ao processamento do sumo de laranja, um produto que, com o surgimento da pandemia mundial e a crescente procura mundial de vitamina C – cujos benefícios para a saúde, sobretudo das crianças, foram recentemente reiterados pela Organização Mundial de Saúde – registou um forte aumento da procura nos grandes mercados de consumo, como os da Europa, Estados Unidos e América Latina, com estes últimos dois que, juntos, perfazem quase metade da oferta mundial.
Hoje o Brasil é o maior produtor do mundo de laranjas. Segundo os dados FAO, neste país da América do Sul são produzidas 19 milhões de toneladas de laranjas, 70 porcento das quais são usadas pela indústria de transformação para produzir um amplo espectro de produtos, entre os quais 1,5 milhões de toneladas de sumo de laranja, sendo por isso sem comparação o maior exportador a nível mundial.
O processamento tradicional do sumo de laranja prevê a transformação do produto congelado. No entanto, nos últimos anos, um número cada vez maior de grandes operadores do setor adotaram uma via alternativa em relação à tecnologia de enchimento asséptico, que garante um produto shelf-stable à temperatura ambiente (sem a necessidade da cadeia de frio) e é uma solução económica e testada já noutros tipos de sumos.
A Tropical Food Machinery oferece unidades de enchimento completas em função do tipo de exigências de marketing e logística do cliente: unidade de enchimento asséptico por saco de 200 l em vasilhames e bins de 1.000 l, unidades de enchimento asséptico para pequenos sacos (com capacidade de 3 a 20 l), unidades de enchimento de saquetas stand-up e planas, unidades de enchimento de garrafas e, por último, unidades de enchimento de latas.
A joia da coroa é sem dúvida a enchedora asséptica EA 2C BD. Com uma capacidade de enchimento que vai até 12,000 l/h, é ideal para o tratamento de enchimento de polpa inteira, sumo concentrado, passata de tomate em saqueta, em vasilhames ou bidões de cura com entre 5 a 1.000 l. Estes sistemas altamente especializados permitem traçar o ciclo de processamento do produto, garantindo a conformidade com os mais elevados parâmetros de segurança (FDA).
BAIXE AQUI UMA CÓPIA GRATUITA DE FOOD PROCESSING LATINO AMERICA 2022